quarta-feira, 14 de junho de 2017

A Feira e Eu


Se me conhecem - e, se têm paciência para estar aqui a ler isto, é provável que conheçam, de alguma forma - já fazem uma boa ideia da dimensão que tem a minha relação de amor pelos livros. É algo que, como todos os amores, não se explica, sente-se. E dispensa qualquer outra argumentação. E, contudo, apesar da força deste tão estranho amor, se recuar dois anos no tempo, encontro os dias em que não conhecia um dos elementos mais mágicos deste mundo dos livros e da leitura: a Feira do Livro, claro.
Agora, acabada de regressar pela segunda vez, custam a encontrar palavras capazes de explicar o que tem de tão diferente, de tão especial, de tão unicamente mágico, esta descida ao "lugar dos livros", a um espaço tão cheio de histórias e de palavras.
E não, não são só os livros, ainda que esses bastassem para fazer com que tudo valesse a pena. É a partilha da experiência com outros que sentem a mesma paixão, o fascínio de ouvir quem escreve falar sobre o que lhes guia as palavras, o encanto de rever - ou conhecer, finalmente, em pessoa - tantos amigos que, apesar da distância, estiveram sempre presentes ao longo da jornada. É chegar com o peso da timidez e da hesitação - porque será que realmente pertenço aqui? - e partir de coração cheio com as descobertas e o afecto e tantas e tão boas possibilidades.
A Feira... ah, a Feira. Fica-se um bocadinho diferente depois de a conhecer... e, apesar de ainda agora ter acabado para mim (porque ela lá continua por mais uns dias!), já se sentem as saudades e a nostalgia de tantos momentos bons.
Virão outros anos... Virão outras Feiras, decerto. Até lá, ficam as boas memórias e a certeza de regressar a casa sempre um pouco melhor do que saí. (E com muito mais para ler, também.)
Obrigada por me receberem, pessoas encantadoras com quem me cruzei por estes dias. Obrigada pela companhia, pelo carinho, pela partilha. Voltaremos a ver-nos, espero, numa Feira futura.

Ah, mas claro. Fica uma pergunta em aberto, não é? Se trouxe livros novos comigo. Bem, é óbvio, não é verdade? Oh, sim. Claro que sim. Mas quanto a quais foram... bem, isso fica para descobrir à medida que forem sendo lidos. ;)

6 comentários:

  1. Olá Carla!
    Como eu te compreendo!
    Desde os meus 10 anos que não falho uma feira do Livro de Lisboa e raramente me fiquei apenas por ir uma vez por edição, houve anos que ia quase todas as noites até porque morava apenas a 15 minutos do Parque, mas actualmente como moro em Évora e depois de dois anos sem poder ir, este ano lá fui com a minha família e adorei, pois pareceu-me que este ano a Feira do Livro está muito melhor, com mais autores, mais diversificada, com preços muito mais atractivos e uma zona bem definida de "comes e bebes" para quem procura um local para descansar um pouco.
    Pessoalmente trouxe apenas dois livros de Virgílio Ferreira porque este ano quis mostrar a Feira ao meu filho de 3 anos que foi a primeira vez que lá foi. Ele adorou e obviamente que procurei comprar uma série de livros, pois o bichinho dos livros já ele tem, mas a beleza de estar num local tão cheio de História e Tradição, até porque Lisboa por si só é Tradição, era algo que eu lhe queria transmitir e parece que consegui.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilhoso! É fantástico como cada leitor vive uma experiência um bocadinho diferente e, apesar disso, com tanto em comum. Porque os livros já nós os conhecemos como os amigos de sempre que são... mas estas experiências também fazem parte da magia, não é?

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Obrigada pela companhia e volta sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço - é sempre tão bom estar contigo! Espero que para o ano seja para repetir. ;)

      Eliminar
  3. Olá Carla,
    Que bom que conseguiste vir! Tenho é pena de não ter ido nesse dia e não te conhecer. A ver se é para o ano ;)
    A FLL é, sem dúvida, um local mágico e que nos faz apaixonar!
    Este ano já lá fui 4 vezes e em princípio, ainda volto mais uma eheheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi tão bom! :) Espero que sim, que para o ano consiga voltar e que seja desta que nos conhecemos pessoalmente.
      Beijinhos!

      Eliminar